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Takao Consultoria

Seria o antropoceno a era dos humanos?

As intervenções humanas e suas consequências no clima, e consequentemente na biodiversidade da terra estão em uma escala tão marcante que há uma corrente de cientistas que defende que estamos entrando em uma nova época geológica: o Antropoceno. Mas afinal, o que é...

Stakeholders: o que são?

Freeman (1984) definiu o termo stakeholder como “qualquer grupo ou indivíduo que afeta ou é afetado pelo alcance dos objetivos da empresa”.  A teoria é que, para ter êxito, qualquer empresa precisa criar algum tipo de valor (seja ele financeiro ou não), para uma...

O que é a mediação de conflito?

De acordo com a Associação de Mediadores de Conflito, a mediação é um método de resolução de conflitos em que duas ou mais partes recorrem a uma terceira pessoa imparcial – o mediador – com o objetivo de se trabalhar o conflito de forma a, se possível, chegarem a...

Mecanismo de queixa como instrumento de engajamento

Não basta conhecer os impactos que uma empresa gera. É preciso gerenciá-los já que são transformações causadas por atividades intencionais para atender a um ou vários negócios. Essas mudanças podem ocorrer em diferentes níveis e serem percebidas dentro e fora da organização, por uma pessoa ou uma comunidade, cada vez de formas diferentes. Essas múltiplas possibilidades de percepção indicam que para monitorar os impactos é importante, além das técnicas ligadas a medição de indicadores de resíduos, entre outras já comumente conhecidas e estabelecidas pela legislação, escutar o que as pessoas têm a dizer sobre como é ser vizinho ou viver na zona de influência de uma determinada operação. E para isso, o Mecanismo de Queixa é a ferramenta de escuta contínua que melhor atende a essa demanda.

Mapeamento e priorização de temas estratégicos

Para as diretrizes internacionais do Global Reporting Initiative, temas materiais são aqueles mais relevantes de serem gerenciados pela organização. Sua priorização engloba uma análise do contexto da sustentabilidade e o mapeamento da visão da organização e de seus...