Mecanismo de queixas e manifestações

Na Takao entendemos que o conflito em si, faz parte da dinâmica humana, pois a diversidade de entendimentos e interesses são também características de nossa natureza. A questão fundamental não é poder escolher ter ou não conflito, e sim, como lidamos com ele.

A partir do entendimento da natureza humana e da experiência em processos de engajamento com comunidades, a Takao desenhou um serviço especializado de atendimento e gestão de manifestações sociais, alinhado às diretrizes de sustentabilidade, direitos humanos e mecanismos de queixas, para empresas interessadas em adotar essa prática.

O que é um mecanismo de queixas?

Mecanismo de queixas ou grievance mechanism (em inglês) é o processo desenhado para receber, tratar, investigar e responder as inquietações ou queixas de comunidades afetadas por uma determinada operação ou organização. É uma prática de reparação recomendada nos performance standards do IFC/ Banco Mundial (International Finance Corporation) e nos Princípios Orientadores da ONU sobre empresas e Direitos Humanos, publicado em 2011.

É uma prática que permite que o stakeholder busque uma reparação quando um projeto ou ação esteja causando dano para as pessoas ou para o meio ambiente.

Os mecanismos de queixas podem ser judiciais, oferecidos pelo Estado, e não judiciais, oferecidos por organizações ou empresas.

Na Takao, este serviço complementa processos de engajamento entre empresas e comunidades.

Como funciona?

Passo 1

Acolhimento de manifestações

  • 0800
  • Whatsapp
  • E-mail

Passo 2

Registro e encaminhamento

  • Registro em plataforma web
  • Protocolo de acompanhamento informado ao manifestante
  • Classificação do tema, criticidade e prazo de resposta

Passo 3

Tratativa da manifestação

  • Devolutiva oferecida pelo atendimento, quando houver FAQ
  • Análise da manifestação pela empresa e encaminhamento de soluções possíveis (tratativa)

Passo 4

Devolutiva ao manifestante

  • Respostas e encerramento do processo, se tratativa atender manifestante
  • Pesquisa de avaliação de atendimento
  • Relatórios analíticos e gerenciais mensais

Diferenciais Takao – Mecanismo de queixas e manifestações

N

Atendimento humanizado e especializado

N

Canais de atendimento 0800, WhatsApp e e-mail

N

Sistema para registro e gestão de manifestações: Full Web – Cloud Computing e com certificação Pink Verify

N

Equipe de supervisão e coordenação qualificada, orientada pelos princípios de accountability, engajamento com partes interessadas, direitos humanos e mediação de conflitos.

N

Pesquisa de satisfação após a conclusão do atendimento

N

Relatórios de gestão adequados às necessidades de cada cliente

N

Assessoria para desenho de procedimentos de atendimento, de acordo com diretrizes do IFC, AA 1000, de direitos humanos e requisitos ESG

N

Assessoria para elaboração de planos de ação e engajamento

N

Segurança e privacidade das informações, seguindo os requisitos da LGPD

Achei que seria mais uma atividade de projeto social. Fiquei surpreso com a relevância deste trabalho de diálogo com a comunidade. Quantas coisas ditas aqui que não enxergávamos, questões chave para a gestão da minha unidade.” 

Gerente Unidade Industrial

As rodas de diálogo é o que eu faço questão de estar presente. É uma oportunidade de ouvir a comunidade e entender o contexto em que estamos inseridos que traz aprendizado pessoal e para o negócio.

Coordenador de Unidade Operacional

Vamos conversar?

Para entender melhor a proposta entre em contato através do e-mail: contato@takaoconsultoria.com.br