Gestão e engajamento com Stakeholders
Stakeholders ou partes interessadas são pessoas, grupos ou outras organizações que podem afetar ou serem afetados pela ação da organização.
Engajamento é o movimento de escuta e inclusão do ponto de vista do outro, promovido por uma organização em relação aos seus stakeholders.
Gestão do engajamento com stakeholders é um jeito da empresa operar, que prioriza:
– Inclusão da voz dos stakeholders afetados por suas operação em seu processo de decisão e ação;
– Atuação de maneira responsável por impactos e externalidades geradas;
– Interesses e necessidades relevantes para si e para seus stakeholders prioritários;
– A geração de valor para a localidade onde está inserida, para a sociedade e para gerações futuras.


A Takao apoia organizações interessadas em trabalharem a cultura orientada para gestão e engajamento com stakeholders, por meio de:
– Diagnóstico e desenho de modelos de gestão adequados a realidade de cada empresa;
– Metodologias para mapeamento e priorização de stakeholders;
– Apoio para desenho de estratégias e planos de engajamento;
– Desenvolvimento de matriz de materialidade;
– Definição de indicadores de gestão;
– Formação e mentoria para equipes responsáveis pela implementação de processos e planos de engajamento com stakeholders alinhados, envolvendo critérios ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, Social and Governance, em inglês).
Níveis de engajamento e serviços Takao

Consulta
Visa o conhecimento e identificação de percepção, posicionamento e/ou interesse.
Características
Atuação Takao
Matriz de materialidade
Mapeamento e priorização de stakeholders
Diagnósticos e análise de favorabilidade

Diálogo
Tem o objetivo de ampliar o entendimento e o aprendizado dos envolvidos sobre um determinado tema ou atividade.
Características
Stakeholder participa da construção de conhecimento.
Atuação Takao
Desenho de políticas, estratégias, processos e indicadores.

Mediação de conflito
Foca na transformação do conflito e na construção de diálogos e entendimentos.
Características
Quando há impasses na relação do empreendimento com seus stakeholders, a metodologia da mediação de conflitos é utilizada como meio de construção de diálogo e entendimentos. Aspectos fundamentais para conservar a boa convivência com a localidade.
Atuação Takao
Formação de rodas de diálogo com a comunidade, planos de engajamento com stakeholders.

Participação
Visa a participação do stakeholder em projetos, diagnósticos, avaliações, fóruns de decisão e/ou governança.
Características
Atuação Takao
Formação de Conselhos Comunitários.
Vamos conversar?
Para entender melhor a proposta entre em contato através do e-mail: contato@takaoconsultoria.com.br