Gestão e engajamento com Stakeholders

Stakeholders ou partes interessadas são pessoas, grupos ou outras organizações que podem afetar ou serem afetados pela ação da organização.

Engajamento é o movimento de escuta e inclusão do ponto de vista do outro, promovido por uma organização em relação aos seus stakeholders.

Gestão do engajamento com stakeholders é um jeito da empresa operar, que prioriza:

– Inclusão da voz dos stakeholders afetados por suas operação em seu processo de decisão e ação;

– Atuação de maneira responsável por impactos e externalidades geradas;

– Interesses e necessidades relevantes para si e para seus stakeholders prioritários;

– A geração de valor para a localidade onde está inserida, para a sociedade e para gerações futuras.

A Takao apoia organizações interessadas em trabalharem a cultura orientada para gestão e engajamento com stakeholders, por meio de:

– Diagnóstico e desenho de modelos de gestão adequados a realidade de cada empresa;

– Metodologias para mapeamento e priorização de stakeholders;

– Apoio para desenho de estratégias e planos de engajamento;

– Desenvolvimento de matriz de materialidade;

– Definição de indicadores de gestão;

– Formação e mentoria para equipes responsáveis pela implementação de processos e planos de engajamento com stakeholders alinhados, envolvendo critérios ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, Social and Governance, em inglês).

Níveis de engajamento e serviços Takao

Consulta

Visa o conhecimento e identificação de percepção, posicionamento e/ou interesse.

Características
Stakeholder é ouvido.
Atuação Takao

Matriz de materialidade
Mapeamento e priorização de stakeholders
Diagnósticos e análise de favorabilidade

Diálogo

Tem o objetivo de ampliar o entendimento e o aprendizado dos envolvidos sobre um determinado tema ou atividade.

Características

Stakeholder participa da construção de conhecimento.

Atuação Takao

Desenho de políticas, estratégias, processos e indicadores.

Mediação de conflito

Foca na transformação do conflito e na construção de diálogos e entendimentos.

Características

Quando há impasses na relação do empreendimento com seus stakeholders, a metodologia da mediação de conflitos é utilizada como meio de construção de diálogo e entendimentos. Aspectos fundamentais para conservar a boa convivência com a localidade.

Atuação Takao

Formação de rodas de diálogo com a comunidade, planos de engajamento com stakeholders.

Participação

Visa a participação do stakeholder em projetos, diagnósticos, avaliações, fóruns de decisão e/ou governança.

Características
Stakeholder é parte do processo de realização ou gestão com participação na tomada de decisão.
Atuação Takao

Formação de Conselhos Comunitários.

Vamos conversar?

Para entender melhor a proposta entre em contato através do e-mail: contato@takaoconsultoria.com.br