Mediação de Conflitos Socioambientais

Nem sempre os stakeholders estão de acordo com um projeto, às vezes o contexto que uma organização encontra para dar seguimento à sua atividade possui partes resistentes e até mesmo contrárias à sua continuidade. Nesses casos, quando há impasses na relação do empreendimento com seus stakeholders, a Takao utiliza a metodologia da mediação de conflitos como meio de construção de diálogo e entendimento, aspectos fundamentais para conservar a boa convivência com a localidade. 

Criada oficialmente pela Lei 13.140 de 2015, a mediação é um método alternativo de solução de impasses que é exercida por um “terceiro imparcial sem poder decisório e escolhido ou aceito pelas partes”, que irá auxiliar na identificação e na construção de soluções consensuais para as controvérsias. 

Por ser mais vantajosa, esse método vem sendo adotado no Brasil e no mundo como procedimento capaz de reduzir as demandas judiciais, desafogar o judiciário e incentivar a resolução de conflitos de forma extrajudicial e pacífica.

Vantagens da mediação

  • Permite a obtenção de acordos “ganha-ganha”; 
  • Mais barata e mais rápida que o processo judicial; 
  • Melhora a governança empresarial, permitindo relações mais saudáveis entre todos os stakeholders; 
  • Melhora a comunicação interna e externa da empresa; 
  • Possibilita um bom relacionamento na convivência com a vizinhança;
  • Menos burocrática que a judicialização; 
  • Cria e fortalece a comunicação entre as partes conflituosas; 
  • Previne a escalada e deflagração de um conflito;  
  • Fortalece a cooperação no entorno de um projeto; 
  • Permite a participação social na construção de soluções e consensos; 
  • Permite a criação de soluções criativas para problemas complexos; 
  • Permite a criação de normas e regras para a melhor convivência entre as partes; 
  • Possibilita a administração clara e objetiva dos riscos envolvidos em um projeto (controle de riscos);
  • Linhas de diálogo estabelecidas em processos de mediação acabam trazendo mais clareza para o negócio e facilitam a previsão de cenários futuros.

No contexto dos empreendimentos que dependem de recursos naturais e do engajamento comunitário para melhor desenvolver suas atividades, a mediação permite a participação dos diversos atores que impactam e são impactados pelo projeto, sendo uma ferramenta de envolvimento e criação de consenso entre stakeholders resistentes, sejam eles comunidades, empresas, agentes públicos ou movimentos sociais

Ademais, a aplicação da mediação em projetos que possuam impasses entre empresa e stakeholders possibilita, sobretudo, a administração destas divergências, através do estabelecimento da comunicação entre as partes com base em quatro grandes objetivos: solução de problemas, prevenção de conflitos, inclusão social e restabelecimento da paz (Damas, Edson; Modernell, Bárbara. Mediação Socioambiental. Curitiba, 2022). 

Nesse sentido, a proposta metodológica da mediação vai além de sua utilização como método alternativo de resolução de conflitos, já que ela se apresenta também como um modo cooperativo e colaborativo de conduzir discordâncias entre partes para a construção conjunta de um consenso e de regras de convivência, nas mais diversas áreas e temáticas, ou seja, é um instrumento capaz de estabelecer uma forma de gestão/administração de conflito e controle do risco do projeto

Estão sendo observados a melhoria da relação com a vizinhança, melhoria da comunicação com a comunidade, aproximação da empresa com os stakeholders, correção e redução de boatos e “fake news” sobre o empreendimento realizado pelas empresas clientes, aumento da credibilidade da empresa, fortalecimento da imagem da empresa, enriquecimento e reafirmação dos valores e das missões de negócio das empresas e, sobretudo, o aumento da cooperação dos stakeholders com a empresa.

Sendo assim, sempre que houver discordância ou estiver se desenhando um cenário de impasse conflituoso em seu projeto, antes de cogitar a resolução da questão pela via judicial, opte pela mediação como forma de obter uma saída consensual que irá agregar valor ao seu negócio e ser bem visto pelo corpo de acionistas. 

Para conhecer o trabalho da Takao na mediação de impasses ambientais entre em contato com contato@takaoconsultoria.com