Para as diretrizes internacionais do Global Reporting Initiative, temas materiais são aqueles mais relevantes de serem gerenciados pela organização. Sua priorização engloba uma análise do contexto da sustentabilidade e o mapeamento da visão da organização e de seus stakeholders.
A Takao propõe a definição dos temas materiais a partir de três perspectivas:
- Visão da liderança (perspectiva interna e estratégica)
- Contexto de sustentabilidade (perspectiva externa): Estudo e análise do contexto atual e tendências do setor e da empresa, frente aos desafios da sustentabilidade;
- Stakeholders, por meio de consulta aos stakeholders prioritários para captar visão/percepção dos temas relevantes.
No caso descrito, a questão chave foi entender o que era relevante para ser gerenciado pela empresa, na percepção dos executivos, funcionários, fornecedores, concessionárias, vizinhos das fábricas, gestores públicos, órgãos financiadores e especialistas.
O processo envolveu diferentes estratégias de diálogo, conforme as características do público consultado. Além de mapear os temas relevantes para a gestão o processo de consulta deu origem a informações sobre os desafios para a sustentabilidade do setor no contexto do Brasil.
Contexto
- Empresa setor automotivo, em processo de prestação de contas (accountability) com necessidade de mapear temas relevantes e materiais para negócio e stakeholders.
- Stakeholders envolvidos: público interno, fornecedores estratégicos, governo, entidades setoriais, empresas da cadeia de distribuição, comunidades do entorno, especialistas e ONGs.
- O que era mais relevante para gestão sustentável da empresa na percepção dos stakeholders e de acordo com às diretrizes do negócio, foi a questão chave da consulta.
Principais Atividades
- Desenho de diferentes abordagens de diálogo para consulta de stakeholders
- Definição de critérios do negócio, com executivos da empresa, para priorização de temas relevantes
- Envolvimento das áreas chave para aferição da matriz de materialidade
- Elaboração de documento Temas do Contexto de Sustentabilidade em que foram apresentados 11 temas chaves para o setor.
- Matriz FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) com a visão dos stakeholders
Ações implementadas
- 414 stakeholders engajados;
- Matriz Materialidade com temas priorizados, temas priorizados por segmento de stakeholders a ser trabalhado pela área de negócios correspondente;
- Dialogo com comunidade de entorno de 4 unidades (primeira iniciativa da empresa com o entorno)
- Limite relatório, Indicadores GRI, FOFA
- Contexto Sustentabilidade.